Geoprocessamento sem complicação, de Paulo Roberto Fitz

Clique na imagem

Um livro que funciona como bússola!  Se pudesse resumi-lo em uma única frase. 

Uma obra que merece atenção de acadêmicos, tanto iniciantes, quanto os mais experimentados.

Muitos me procuram se é um tutorial de (ArcGIS ou QGIS - ou outro aplicativo de SIG), a resposta é enfática. Não! Não se trata de um tutorial, mas, de um livro em que o conteúdo é elementar para interessados no trabalho com geoprocessamaento.
Assuntos como: Escala, tipos de projeção cartográfica, diferenças entre coordenadas métricas e geográficas são abordados no texto.

O autor utilizou o resultado de sua tese de doutoramento para exemplificar uma aplicação de geoprocessamento; o pode ser notado no último capítulo.

E ainda, o último capítulo (cap. 7), abrange a aplicação de um Sistema de Suporte à Decisão (SSD) e Sistema de Informações Geográficas (SIG), o que demonstra a complexidade da obra. É um livro que servirá tanto aos graduandos quanto aos pesquisadores com mais expertise em geoprocessamento. É uma leitura agradável, com revisão de alguns conceitos da cartografia, e ao mesmo tempo, desafiadora, pois o autor apresenta uma abordagem multicritério bastante complexa (usando a metodologia Macbeth). 
Eu uso e indico!

Iniciação em Sensoriamento Remoto, da Teresa Gallotti Florenzano

Clique na imagem

Este foi um dos primeiros que adquiri. Uma das grandes vantagens são as figuras coloridas, facilitaram bastante a minha compreensão sobre os números digitais, e a relação entre as reflexões de superfícies diferentes. É um texto de base, portanto, sua linguagem é de fácil compreensão. A autora fez questão de apresentar as resoluções do Sensoriamento Remoto (SR), assunto necessário para quem quer entender de fato, o processo do SR.

Também não  é tutorial, é um texto acadêmico, que pode ser utilizado, com êxito, para acadêmicos de graduação, discentes do ensino médio e também, para mestrando ou doutorandos, que ainda não tiveram contato com a disciplina.

A qualidade do material (isto é, das folhas do livro), também merece destaque. São ótimas! Possui formato diferenciado, o que deixa a leitura mais interessante.

O conteúdo faz jus ao título, é um livro de iniciação no assunto. Para aprofundar é necessário buscar em outras fontes cuja finalidade seja ir além do exposto nesta obra. 

Vale á pena adquirir! 

Este livro será útil a estudiosos da geoinformação e também aos que almejam conhecer um pouco mais sobre sensoriamento remoto. No final do livro a autora apresenta um projeto que poderá ser utilizado por docentes e pesquisadores interessados. Se estás finalizando o curso de geografia, fica a dica!